Responsabilidade Social

Embora a sua atividade não seja considerada poluente, a Trael sempre busca maneiras de minimizar os impactos ambientais gerados por sua produção industrial e, para isso, investe em iniciativas ecologicamente corretas, e projetos de incentivo e respeito à natureza.
Medidas simples, como o uso de produtos biodegradáveis na limpeza dos trafos, tratamento da água utilizada nas lavagens dos equipamentos, e o uso de madeira de reflorestamento 100% das embalagens dos produtos, estão na rotina da Trael.

A empresa se dedica ainda ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI), que analisa e monitora todo descarte de produtos dentro do processo de produção. A medida ainda estabelece metas de diminuição dos resíduos, além de dar uma destinação adequada aos materiais, evitando danos ao meio-ambiente. E as ações não param por aí. A Trael participa também de projetos importantes tais como o reaproveitamento do óleo de cozinha usado no refeitório da empresa e a distribuição de mudas de plantas aos clientes, entre outras iniciativas.

Em 2015 fundamos o grupo voluntário Força Verde para apoiar e ampliar as ações ambientais da empresa para colaboradores, comunidades e entorno.
               Toda esta estrutura nos proporciona condições realmente especiais, mas estamos cientes que nossa maior riqueza são as pessoas. E nós todos somos protagonistas quando o assunto é preservação do meio ambiente!

  1. Competências
    Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Segundo Katz, Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação.

Nesse contexto, começamos nosso trabalho de desenvolvimento de consciência ambiental, com as campanhas internas valorizando o meio ambiente e chamando atenção para a importância do cuidar deste significava cuidar de nossa própria vida. No entanto, faltava algo, a exemplo do sistema de gestão, cuja força vem do exemplo, da realização e do resultado, tínhamos que sair do “falar” para o “fazer”!
Assim, tivemos a ideia de envolver nossos colaboradores em ações “da porteira para dentro”, ou seja, dentro da empresa, e “da porteira para fora”, na comunidade.  

Nossa ênfase neste caso é a formação de consciência ambiental, dentre as competências sociais, que são as competências necessárias para atitudes e comportamentos que visam transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa. Podemos citar dentre elas:

Relacionamento Interpessoal – Cultuar uma boa relação com seus colaboradores, tanto nas questões voltadas ao dia-a-dia de trabalho, através de orientações em relação aos trabalhos, quanto naquelas horas onde a emoção faz-se presente. É preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuação frente aos acontecimentos.

  • Trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses – Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo da Motivação e a aplicação eficaz da liderança, com capacidade de influenciar o comportamento do grupo com empatia e  equidade, visando os interesses interpessoais e institucionais.
  • Consciência Ambiental – Dimensionar a importância do meio-ambiente e o impacto de suas ações na preservação do mesmo2.
  • Contato com Verde dentro do Complexo TRAEL

A TRAEL trata com muito carinho e respeito os seus colaboradores. Concretizamos um sonho há aproximadamente 4 anos atrás, que foi de reformular o espaço dos colaboradores, proporcionando aos mesmos uma “área de conivência” com ambiente muito mais agradável, confortável, com sala de informática, leitura, TV, espaço para repouso, e com muito verde.

A vegetação proporciona um microclima ideal e uma troca de energia incrível. A sensação de bem estar é inquestionável!

 Distribuição de sementes e mudas semana do meio ambiente

A distribuição de sementes e mudas veio da ideia de fazer os colegas a gostarem das plantas, de darem atenção para o tema, de levarem para casa e se tornar assunto de família.

O fato de distribuirmos plantas menores ao invés de mudas de árvore possibilitou que todos levassem uma mudinha para casa. No ano 2017 usamos o manjericão, com a divulgação de suas propriedades para atrair a atenção dos colegas e nos anos seguintes mudas ornamentais, ano de (2018) foi escolhida uma planta da família das suculentas, conhecida como “Mãe de Milhares” justamente pela capacidade de multiplicação, tema propício e muito conveniente uma vez que estamos trabalhando simultaneamente a formação de líderes multiplicadores.

Produção de mudas próprias, neste ano cerca de 150 mudas de manjericão e 20 mudas de Pimenta Mexicana

Utilizamos como recipiente os próprios copinhos que consumimos água na empresa

Mãe de milhares – suas mudinhas nascem nas próprias folhas

Stand de distribuição de mudas, nas instalações da TRAEL

Colaboradores recebem as sementes e mudas

Limpeza das margens do Rio Cuiabá

Após as sucessivas ações de distribuição de muda, começamos a aumentar o grupo de pessoas dispostas a fazer algo mais pelo meio ambiente. Assim, fundamos o grupo de voluntários Força Verde e adotamos a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, uma comunidade ribeirinha de nossa cidade, para monitorarmos as margens do Rio Cuiabá, no tocante a limpeza e preservação. Estamos há pouco mais de 3 anos realizando a operação de limpeza em conjunto com os pescadores. Na última edição foram removidas cerca de 5 toneladas de lixo das margens do Rio Cuiabá, e nas edições anteriores já ultrapassam o triplo deste volume, ou seja mais de 15 ton.

Ações futuras

Pretendemos continuar com as ações aqui descritas, estender a nossa filial no Pará e aos Associados da AEDIC, Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá, ampliando assim nosso escopo.

Também pretendemos participar do programa iniciado em nossa cidade para manutenção e preservação das nascentes, batizada de Águas do Futuro.

  1. Conclusão

A vegetação proporciona um microclima ideal e uma troca de energia incrível. A sensação de bem estar é inquestionável!

Nos últimos anos já distribuímos milhares de sementes, e mais de 600 mudas, estas últimas todas de produção própria.

Chegamos a pensar em desistir, mas a cada operação saímos renovados, com a certeza de que estamos fazendo o bem e mais que plantando mudas, estamos plantando no coração de seres humanos. É realmente emocionante vermos filhos ao lado dos pais praticando as ações, desenvolvendo habilidades e formando cidadãos.

Sabemos que o meio ambiente é nossa vida e a TRAEL não é verde por acaso!

Nossa empresa mantém vivo seus princípios e valores e fazem do exemplo sua maior ferramenta para perpetuá-lo.

 

 

TRAEL Cuiabá

Rua N, Quadra 17, n 244
Distrito Industrial
CEP 78098-400
Cuiabá – MT – Brasil

(65) 3611 6500
comercial@trael.com.br

TRAEL Pará

Rua Distrito Industrial, nº. 525 Setor F
Quadra 13 Lote 01 Distrito Industrial
CEP: 67035-330
Ananindeua – Pará – Brasil

(091) 3255-4004
 comercial.pa@trael.com.br

Siga a TRAEL nas redes sociais: