ESG – O conceito reúne sustentabilidade, atendimento de pautas sociais e transparência
O presidente da Trael, Marinaldo Ferreira dos Santos, se reuniu com a FIEMT e a AMBIPAR para a assinatura do contrato ESG. O termo que é a junção das palavras em inglês Environmental, Social e Governance, trata-se de um conjunto de boas práticas que orientam as organizações a atuarem de forma sustentável, baseado em fatores ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governança (Governance).
A Trael foi a primeira empresa cliente do núcleo ESG, inaugurado em Cuiabá, e firmou o compromisso de realizar um trabalho pautado em duas frentes: avaliação de materialidade da empresa, mapeando todas as suas iniciativas, e a construção de um relatório de posicionamento, que irá direcionar os planos de ação para a evolução da empresa nos pilares ambiental, social e de governança. O trabalho, realizado em parceria com a Ambipar, empresa reconhecida mundialmente, será um grande exemplo para todo o setor industrial.
Como surgiu o conceito ESG?
A sigla ESG surgiu pela primeira vez em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre). Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.